Como criar um servidor de Minecraft

O Minecraft foi reconhecido como o segundo jogo de vídeo mais popular do mundo. Não só oferece horas de diversão, como também pode ser uma ferramenta para aprender a codificar. Este jogo oferece uma plataforma aberta disponível para os desenvolvedores de mods, por isso se tornou o coração de uma comunidade global de desenvolvedores.

Se és novo no mundo e estás interessado na experiência completa, podes lançar o teu próprio servidor Minecraft privado. Se te atreves a fazê-lo, podes criar o teu próprio mundo dentro deste fantástico jogo.

Explicaremos aqui exactamente como o fazer. Não importa se o seu computador funciona com Windows, Mac ou Linux, o método que lhe daremos abaixo funcionará em qualquer caso.

Requisitos básicos

Para configurar o seu servidor deve fazer algum esforço e é conveniente que tenha conhecimentos técnicos básicos fundamentais para administrar qualquer tipo de servidor. Deve sentir-se confortável usando uma linha de comando, configurando sistemas e redes, e participando na configuração do seu router.

Não precisas de um computador de topo de gama para gerir um servidor Minecraft, mas um computador de desktop é o ideal. Enquanto pode executar um servidor Minecraft e jogar na mesma máquina, precisará de um sistema mais potente para o fazer.

Finalmente, recomendamos a utilização de uma conexão Ethernet com cabo para o seu servidor em vez de uma conexão sem fios, uma vez que uma conexão com cabo é mais fiável.

Tenha em mente que alojar um servidor a partir da sua casa significa que está a expor a sua rede doméstica; se preferir não correr esse risco, pode utilizar um provedor de hosting.

¿Como fazer um servidor Minecraft?

Para alcançar o objectivo de possuir o seu próprio servidor, siga os passos básicos abaixo:

  1. Actualize o seu Java para desfrutar da versão mais recente.
  2. Depois instale a última versão do software do servidor Minecraft.
  3. Configure o seu servidor e a sua rede.
  4. Prossiga para iniciar o servidor.
  5. E finalmente, verifique se o seu servidor está acessível.

Se é usuário do Windows, para alcançar o primeiro passo deve abrir o seu painel de controle, em programas, procurar por Java e clicar em Update Now. Depois verifique se a versão que tem é a mais recente.

Depois, antes de descarregar o software do servidor, deve escolher uma localização para os ficheiros do seu Minecraft server. Quando o servidor for executado pela primeira vez, ele criará alguns arquivos de configuração, é melhor ter todos esses arquivos armazenados em uma pasta.

Quando fizer o download e iniciar o software do servidor do jogo encontrará um ficheiro Java  .jar , que deverá guardar no sítio que escolheu no passo anterior. Inicie o servidor, clicando neste ficheiro Java e crie os ficheiros de configuração do servidor. Lembre-se de o gerir como um administrador.

O processo continua permitindo o reencaminhamento dos portos no teu router, isto apenas se quiseres que o teu servidor esteja acessível ao mundo. Termine a criação iniciando o servidor Minecraft, para isso abra o prompt de comando do Windows, vá até ao ficheiro onde o servidor foi instalado (“minecraft_server.1.12.2.jar”) e inicie-o com o comando apropriado: java -Xmx1024M -Xms1024M -jar {server file name} nogui.

Quando o servidor estiver a funcionar, pode convidar outros a ligarem-se através do seu endereço IP local, se estiverem na sua rede doméstica, ou através do endereço IP externo/público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *